sexta-feira, 28 de março de 2008

Cure-se com Especiarias


Canela, gengibre, cominhos, cardamono...
Se até agora davam apenas um toque exótico aos seus pratos,
apartir de agora poderão ajudá-la a resolver pequenos distúrbios quotidianos.

Gengibre
Se sofre de enjoos quando viaja de automóvel, deite algumas gotas de óleo essencial de gengibre num bocado de algodão, coloque-o por detrás da orelha ou inale-o durante as viagens.
O gengibre ajuda a conhecer as dores articulares e musculares, graças ao cocktail de oligoelementos que enriquecem as sua fórmula.
Banho de pés anti-inchaço
Se contuma ter a sensação de pernas pesadas, conceda-se cerca de dez minutos para oferecer a si mesmo um banho de pés com gengibre, perfeito para acabar com o desconforto e os inchaços. Corte em bocadinhos uma raiz de gengibre fresca e deite três colheres (de sopa) no equivalente a duas chávenas de água. Leve a ferver durante 20 minutos. Filtre e deite para uma bacia de água tépida. Mergulhe nela os pés e deixe-os de molho durante, pelo menos, dez minutos. O gengibre estimula suavemente a circulação e tem um efeito tonificante para os músculos. Se quiser, pode potenciá-lo com uma massagem na planta dos pés: coloque alguns berlindes no fundo de uma bacia e esfrege os pés.

Cardamono
Esta especiaria é a mais indicada para quem tem problemas gástricos e intestinais: pode mastigar as sementes para resfrescar e perfumar o hálito depois das refeições ou para reduzir o inchaço abdominal.
Bebidas revigorantes
Se acabou de deixar para trás um periodo de stress, experimente uma bebida de acção revigorante. À noite, mergulhe seis amêndoas numa chávena de água. De manhã, escorra-as e pele-as . Ferva quatro chávenas de leite e deite-o no liquidificador. Adicione as amêndoa e uma colher (de sopa) de sementes de cardamono. Misture. Se ao efeito tonificante quiser associar uma acção digestiva, deite meia chávena de passas de uva, meia chávena de figos secos e uma mão de sementes de cardamono em duas chávenas de água. Na manhã seguinte, misture tudo, no liquidificador, com iogurte. Para potenciar o efeito tónico, substitua o cardamono por uma colher (de sopa) de raiz de gengibre cortada em pedaços.

Canela
A canela é uma especiaria quente que estimula a sudação. O óleo essencial, por seu lado, possui uma acção carminativa (elimina gazes intestinais) e antiespasmódica.
A massagem do amor
Banhos e massagens perfumados com óleos essenciais são utilizados desde há muito com a finalidade de dar mais intensidade ao romance. Experimente usar produtos à base de canela, que os mais antigos dizem ser os mais indicados para quem quer (re)acender a chama da paixão. Junto uma gota de essência de canela, duas de jasmim e duas de nérol a uma colher (de sopa) de óleo de amêndoas doces. Deite esta mistura na palma das mãos e use-a para uma massagem nas costas do seu parceiro: explore a sua pele com movimentos circulares, concentrando-se na zona lombo-sacral para despertar o desejo.

Cominhos
Use-os contra as alergias. Para este fim, podem ser ingeridos sob a forma de óleo ou condimento: por exemplo, adicione as sementes torradas e moídas às saladas e verduras.
Algumas gotas contra a dor de cabeça
Parece que o stress e as tensões se acumulam mesmo ali, entre as costas e a base da nuca. O resultado? Os musculos estão sempre contraídos e, mais cedo ou mais tarde, aparece uma insuportável dor de cabeça. Uma situação cada vez mais frequente nos dias que correm, marcados por um quotidiano alucinante. Também neste caso os cominhos podem ser muito úteis. Para uma solução imediata, experiemente a tintura-mãe de cominhos negros: tome 20 gotas, duas vezes por dia, diluídas num copo de água. Poderá conferir os resultados em pouco tempo.

Sem comentários: