segunda-feira, 31 de março de 2008

Gastronomia do Algarve





De Sagres ao Guadiana, o Algarve é região de sol, peixe e marisco.

A qualidade e variedade é tão grande que um peixe grelhado ou uns percebes numa praia da costa vicentina podem ser um autêntico manjar dos deuses. E depois tem receitas próprias que os realçam, com cataplanas, caldeiradas, sopas de peixe, ou os petiscos e acepipes que são refrigério para um dia de praia, de golfe, de bom tempo.

Experimente uns carapaus alimados, ou a tradicional sardinha assada em Portimão, acompanhe com uma salada montanheira na Cacela, e verá que não há melhor que esta saborosa simplicidade. Do bife de atum de Tavira e polvo de Santa Luzia, o Algarve é exímio nestes cardápios. Que passam pelas deliciosas amêijoas, conquilhas, lingueirão, pelas ostras da Baleeira, de Alvor e da ria Formosa, pelas lulinhas e choquinhos em todo o Algarve... enfim, terra de pescadores!

Mas também tem serra e receitas próprias do barrocal, como o cozido de grão. E os frutos que dão sabor a doces, como os de amêndoa, de laranja, de figo, e os morgados, os dom rodrigo, a que ninguém resiste... Entre esses frutos, ainda tem os que dão sabor a licores e aguardentes, como o medronho da serra, e a amêndoa amarga, para provar gelada.

Que mais quer para um jantar romântico, um fim de tarde e uma bola a pôr fogo no mar?

1 comentário:

Dulce Boavida disse...

Esta "Barriga cheia" faz lembrar as férias, os amigos e os petiscos do Algarve e com o calor que fez hoje ainda mais...